Aposentadoria Especial: Descubra Quais Profissões Dão Direito!

Cansado de se preocupar com o tempo de contribuição para se aposentar? Com a Aposentadoria Especial, você pode alcançar a aposentadoria mais cedo. Porém, essa modalidade só é adquirida em algumas profissões específicas.

O que é Aposentadoria Especial?

É um benefício previdenciário concedido aos trabalhadores que exercem atividades consideradas insalubres ou perigosas. Essa categoria de benefício permite a aposentadoria antes da idade mínima exigida pela aposentadoria comum.

Aposentadoria Especial: Descubra Quais Profissões Dão Direito!
Foto/Reprodução

Aposentadoria Especial: Descubra Quais Profissões Dão Direito!

A lei antes de 29 de abril de 1995, previa uma lista extensa de profissões que se encaixam nesse regime, mas algumas das mais comuns são:

  • Agentes de saúde: enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, dentistas, etc.
  • Trabalhadores em contato com produtos químicos: químicos, pintores, metalúrgicos, etc.
  • Profissionais da construção civil: pedreiros, eletricistas, encanadores, etc.
  • Mineiros: trabalhadores em minas de carvão, ouro, ferro, etc.

Outras profissões também se enquadram na aposentadoria especial, consulte as tabelas do Decreto 53.831/61 e Decreto 83.080/79.

Se sua contribuição começou depois de 29/04/1995, as regras da aposentadoria especial são diferentes. Nesses casos, você deve comprovar que sua profissão lhe causa exposição a agentes nocivos.

O que são agentes nocivos considerados na aposentadoria especial?

São três tipos de agentes nocivos que são considerados para a aposentadoria especial. São eles:

Agentes físicos

Esses são fatores do ambiente que podem causar problemas à saúde do trabalhador. Alguns exemplos são: eletricidade, temperaturas extremas e até trabalho em lugares com ruídos excessivos.

aposentadoria especial
Foto/Reprodução

Agentes químicos

Esses são agentes nocivos químicos, entre os exemplos estão: ácidos, gases tóxicos, substâncias tóxicas. Esses agentes podem ser absorvidos pelo corpo, causando problemas de saúde graves.

Leia também:

Bolsa Família Bloqueado? Você Pode Perder Seu Benefício!

Carteira Assinada Não Te Tira do Bolsa Família? Descubra a Verdade em 2024!

PIS Pasep: Descubra se Você Tem Direito a R$ 1.200!

Agentes biológicos

Por fim, os trabalhadores que lidam com vírus, bactérias, fungos ou outros agentes biológicos nocivos, também têm direito à aposentadoria especial.

Aqui também são considerados trabalhadores da área da saúde, que, constantemente, estão em contato com doenças infecciosas.

Quer se manter informado sobre as novidades dos benefícios de forma digital? Então, acompanhe o Notícias sobre Benefício e fique por dentro de todas as informações importantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.