O que é benefício de prestação continuada?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma ajuda financeira fornecida pelo Governo Federal. Esse é um benefício com foco em um público específico.

Vamos ver tudo sobre o que é esse benefício e quais os requisitos para receber?

O que é benefício de prestação continuada?

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um pagamento mensal do governo federal destinado a pessoas com deficiência ou idosos de baixa renda. O valor pago é de um salário mínimo, atualmente em 2024, o salário mínimo é de R$ 1412.

O benefício continua sendo pago enquanto as condições que o originaram permanecerem, sendo revisto a cada 2 anos. Ou seja, é periodicamente analisado se a deficiência ainda te afeta ou como está sua situação financeira.

benefício de prestação continuada
Foto/Reprodução

Como é pago o BPC?

O pagamento deste benefício é realizado mensalmente por meio de depósito em conta bancária específica, o crédito geralmente, é efetuado no dia 1º de cada mês. Importante ressaltar que o BPC não é uma aposentadoria e, portanto, não requer contribuição para o INSS.

Quais os requisitos para receber o BPC?

Os principais requisitos para receber o BPC são:

  • Ter renda mensal igual ou inferior a ¼ do salário mínimo.
  • Estar incapacitado para o trabalho.
  • Possuir deficiência física, mental, sensorial ou múltipla
  • Ser idoso com 67 anos ou mais.

É obrigatório estar inscrito no Cadastro Único?

Sim, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) para solicitar o BPC. O cadastro deve ter sido realizado previamente à solicitação do benefício, caso já possua o CadÚnico, é fundamental garantir que as informações estejam atualizadas.

O que é benefício de prestação continuada-
Foto/Reprodução

Como se inscrever no BPC:

A inscrição pode ser realizada pessoalmente em uma agência do INSS ou de forma online, através do portal Meu INSS. Documentos necessários:

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Comprovante de renda
  • Laudo médico que comprove a deficiência (se for o caso).

Importante destacar que a revisão do benefício pode ser conduzida por meio de avaliação social ou perícia médica. Compreender os procedimentos e requisitos para receber o Benefício de Prestação Continuada é muito importante. Você garante o acesso a essa importante assistência, caso tenha direito e se encaixe nos requisitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.