O que é benefício social sindical?

O Benefício Social Sindical (BSS) é uma série de benefícios oferecidos pelo sindicato a seus associados, ou seja, trabalhadores de uma determinada categoria. Esses BSS são estipulados em Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs).

O que é benefício social sindical?

Os benefícios oferecidos pelos sindicatos, visam oferecer suportes dos mais variados aos trabalhadores. Muitos são uma ajuda fundamental em momentos cruciais da vida, tais como nascimento de filhos, óbito de familiares, invalidez ou diminuição de renda.

Para ter direito, os trabalhadores devem estar filiados ao sindicato correspondente à sua categoria profissional. Além disso, é necessário atender aos requisitos específicos de cada benefício.

benefício social sindical
Foto/Reprodução

Como funciona a cobrança do Benefício Social Sindical (BSS)?

A cobrança dos benefícios é realizada mensalmente e diretamente com a empresa empregadora. O valor da cobrança é estipulado levando em conta cada funcionário da empresa registrado naquela categoria específica. Nada sai do bolso do funcionário, é a empresa que deve arcar com as despesas, cada sindicato oferece uma série de benefícios.

É fundamental buscar informações detalhadas junto ao sindicato sobre os benefícios disponíveis na categoria. Ainda é uma forma de saber quais são os critérios para acesso e como proceder para solicitar esses benefícios.

O que é benefício social sindical?
Foto/Reprodução

O que são Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs)?

As Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) são responsáveis pelo benefício Social Sindical. As CCTs são acordos firmados entre sindicatos de trabalhadores e sindicatos patronais.

São elas que definem as regras que vão nortear as relações de trabalho em uma determinada categoria profissional ou em um setor econômico específico. Em resumo, as CCTs servem como um manual de instruções para as relações de trabalho entre empresa e empregado.

Além dos benefícios, as CCTs abrangem diversos aspectos das relações de trabalho. Incluindo até mesmo assuntos relacionados ao salário.

São nas convenções que são estipulados: Piso salarial, reajustes salariais, horas extras, adicionais e outros benefícios relacionados à remuneração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.