Benefício por Incapacidade: O que é e quem tem direito?

Já ouviu falar sobre o Benefício por Incapacidade? Muitos conhecem esse benefício do INSS pelo nome de Auxílio-Doença ou Aposentadoria por Invalidez.

Esse auxílio financeiro oferecido pelo INSS é fundamental para trabalhadores que enfrentam algum tipo de dificuldade devido a problemas de saúde.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre esse benefício!

Benefício por Incapacidade: O que é e quem tem direito?
Foto/Reprodução

O que é Benefício por Incapacidade?

Esse benefício é um auxílio financeiro pago pelo INSS. É destinado a trabalhadores impossibilitados de trabalhar  por mais de 15 dias, devido a algum problema de saúde.

O valor varia de acordo com a renda mensal média do segurado durante o período de contribuição. Porém, não é um benefício único, existe mais de um tipo que se encaixa na categoria.

Tipos de Benefício por Incapacidade

Existem três tipos de benefício que se encaixam nessa categoria:

  • Auxílio-Doença: Benefício temporário para segurados incapacitados para o trabalho, podendo durar até 180 dias.
  • Aposentadoria por Invalidez: Benefício permanente (ou seja, não tem um prazo para terminar) para segurados incapacitados permanentemente para exercer qualquer trabalho.
  • Auxílio-Acidente: Benefício para segurados que sofreram acidente de trabalho e ficaram incapacitados por um período específico.
Benefício por Incapacidade
Foto/Reprodução

Benefício por Incapacidade: O que é e quem tem direito?

1. Trabalhadores com carteira assinada:

São trabalhadores que devem ter qualidade de segurado do INSS no início da incapacidade. A incapacidade deve ser comprovada através de uma perícia médica específica.

2. Contribuintes individuais

Contribuintes que tenham qualidade de segurado do INSS no início da incapacidade. Também é necessário comprovar a incapacidade através de uma perícia médica.

Devem estar em dia com as contribuições previdenciárias. Para mais informações sobre o Benefício por Incapacidade, você pode acessar o site do INSS, ligar para a Central de Atendimento 135 ou procurar uma unidade do INSS mais próxima.

Se informe sobre seus direitos e benefícios previdenciários e tenha acesso a seus direitos o quanto antes!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.