Como saber o resultado do benefício por incapacidade?

O Benefício por Incapacidade é um suporte financeiro essencial para trabalhadores que lidam com alguma doença. Se você está considerando solicitar esse benefício, é importante entender como funciona o processo de avaliação e aprovação.

Solicitou já o benefício e não sabe onde ver o resultado? Aqui vamos apresentar tudo o que precisa saber sobre esse benefício!

O que é Benefício por Incapacidade?

O Benefício por Incapacidade, também pode ser conhecido como Auxílio-Doença ou Aposentadoria por Invalidez. É um auxílio financeiro para trabalhadores que, por motivos de saúde, não podem exercer seu trabalho.

Este benefício fica disponível após uma perícia médica que comprove a incapacidade. Mas como saber o resultado dessa perícia?

resultado benefício por incapacidade
Foto/Reprodução

Como saber o resultado do benefício por incapacidade?

Para saber o resultado do seu Benefício por Incapacidade, você tem duas opções principais:

1. Consultar pelo aplicativo Meu INSS

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  • Faça login informando seu CPF e a senha cadastrada no Gov.br;
  • Na tela inicial, clique na opção “Consultar Pedidos”.
  • Procure pelo pedido da perícia e toque em “Detalhar”
  • Você terá acesso ao status do seu pedido, incluindo: data da perícia, resultado (concedido, negado ou pendente), motivo da decisão (se negado) e orientações sobre o que fazer a seguir.
resultado-do-beneficio-por-incapacidade
Foto/Reprodução

2. Ligar para a Central de Atendimento do INSS:

Caso não tenha acesso ao aplicativo ou esteja com problemas para visualizar o resultado, você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS. Ligue para o número 135.

O atendimento é gratuito e funciona de segunda a sábado das 7h às 22h. Informe seu CPF para o atendente, que vai informar o status da perícia médica.

O resultado da perícia médica pode ficar disponível no Meu INSS no mesmo dia da consulta. Caso não tenha um resultado esperado, ou seja, foi negado por alguma razão, você pode recorrer, pedindo reconsideração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.