Adeus Idade Mínima no INSS: Aposentadoria Atualizada em 2024

INSS 2024: Nova Regra Elimina Idade Mínima para Aposentadoria – Entenda!

Mudanças significativas chegaram na Previdência para as aposentadorias em 2024. A principal delas é a eliminação da idade mínima para alguns trabalhadores.

Mas atenção: as regras variam de acordo com o gênero e o tempo de contribuição!

Adeus Idade Mínima no INSS: Aposentadoria Atualizada em 2024

Aposentadoria por tempo de contribuição

Para mulheres, o tempo mínimo exigido de contribuição é de 30 anos, enquanto para homens, é de 35 anos. Mas isso é para alguns casos específicos de contribuintes.

A aposentadoria por contribuição é contada até 13/11/2019, quem não atingiu o tempo de contribuição antes dessa data, entra em um regime diferente. Duas opções que veremos a seguir.

aposentadoria tempo mínimo-
Foto/Reprodução

Aposentadoria por pontos

Nesse caso, o tempo de contribuição deve ser somado com a idade do indivíduo. Além do tempo de contribuição, para se aposentar é preciso que:

  • Homens devem atingir 101 pontos
  • Mulheres devem atingir 91 pontos

Aposentadoria por idade mínima

Outras alterações incluem um aumento gradual da idade mínima para aposentadoria por idade. Para a aposentadoria por idade, fica o seguinte:

  • Mulheres: 58 anos e 6 meses
  • Homens: 63 anos e 6 meses

Para conferir com mais detalhes as mudanças de prazo da aposentadoria, entre em contato com o INSS. Você pode fazer isso no site Meu INSS ou ligando para a central de atendimento 135.

aposentadoria tempo mínimo
Foto/Reprodução

Perguntas Frequentes

Quando posso me aposentar?

A resposta depende da sua idade, tempo de contribuição e modalidade de aposentadoria desejada. Utilize o simulador do INSS para ter uma estimativa personalizada.

Quanto vou receber de aposentadoria?

O valor é calculado com base na média das suas contribuições ao longo da vida profissional. Quanto mais tempo e mais alto o valor das suas contribuições, maior será a sua aposentadoria.

Como solicitar a aposentadoria?

Você pode fazer a solicitação presencialmente em qualquer agência do INSS ou online pelo Meu INSS. Tenha em mãos os documentos necessários, como carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento.

Leia também:

Bolsa Família: Renda de R$ 1.500 Dá Direito ao Benefício? 

Foi antecipado o pagamento do Bolsa Família de maio de 2024?

Acertar 5 números na mega sena ganha quanto em 2024?

Quais são os documentos necessários?

A lista completa varia de acordo com a modalidade de aposentadoria. Consulte o site do INSS para obter mais informações.

Quer se manter informado sobre as novidades dos benefícios de forma digital? Então, acompanhe o Notícias sobre Benefício e fique por dentro de todas as informações importantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.