48 horas são quantos dias?

48 horas são quantos dias? Quantas horas tem um dia?

Bom, essas são dúvidas bem comuns e que aparecem de vez em quando. Dessa maneira, vamos aqui te mostrar essas respostas e mais sobre nosso sistema de contar horas.

48 horas são quantos dias
48 horas são quantos dias

Assim, você não terá mais nenhuma dúvida e poderá aprender ainda mais!

Vamos então começar?

48 horas são quantos dias?

48 horas são 2 dois dias. Isso porque cada dia tem 24 horas no total. Sendo assim, duas vezes 24 é igual a 48 horas.

Com isso, 72 horas são três dias. Sendo outra pergunta muito comum de fazerem. Mas, de onde vem essa ideia de um dia ter 24 horas? Bom, é isso que veremos a seguir.

Como são contados os dias?

Os dias são contados seguindo a rotação da terra em torno de si mesma. Como os anos são contados seguindo a rotação da terra em torno do Sol.

Com isso, um dia tem aproximadamente 24 horas. Na verdade, o movimento terrestre dura em média 23 horas e 56 minutos para completar uma volta inteira.

Sendo assim, o número que utilizamos como base na sociedade em geral é arredondado.

Além disso, dentro dessas 24 horas, existe um conceito que ainda pode confundir algumas pessoas, o horário comercial. Veremos mais sobre isso a seguir.

48 horas são quantos dias? – O que é horário útil?

Bom, todos nós precisamos descansar, não é mesmo? Com isso, se resolveu criar o horário útil. Este é um horário onde geralmente se trabalha e grande parte das profissões o segue. Sendo então que as demais horas ficam para descanso ou outras atividades que quisermos realizar. 

Assim, o horário útil acontece no período diurno, para acompanhar nossa natureza de se descansar à noite.

Entretanto, isso não é seguido por todo mundo, algumas profissões são à noite. Mas, costumam seguir o mesmo tanto de horas de trabalho.

Sendo assim, se costuma trabalhar por mais ou menos 8 horas, consideradas como úteis. Além disso, os dias úteis da semana são de segunda a sexta. Logo, é normal termos 48 horas de descanso, os dias do final de semana.

Outra questão envolvendo horários, é sobre o tipo de contagem que seguimos no Brasil. Confira agora qual é ele e se existe algum outro tipo. 

48 horas são quantos dias-resposta
48 horas são quantos dias-resposta

Qual horário que nós seguimos?

Como vimos, 48 horas são 2 dois dias e cada dia tem 24 horas. Mas, como contamos esse tempo?

Nosso sistema de horários é de 24 horas, ou horário militar, como é conhecido em outros países.

Isso quer dizer que as horas são contadas de 0 a 24. Sendo assim, depois do meio-dia, contamos 13 horas, 14 horas e por aí vai, até chegar em 24.

Porém, nem todos os lugares são assim!

Existe também o sistema de horário de 12 horas. É um sistema que também possui 24 horas, mas acaba representando isso de uma outra maneira.

Com isso, a contagem vai de 0 a 12. Mas, depois do meio-dia, é preciso colocar o PM depois do número, para indicar que está de tarde e posteriormente à noite. Este sistema é muito utilizado no mundo.

Agora, o que significa essa sigla PM, e a AM?

O que significa AM e PM

Nesse sistema de 12 horas, o dia é dividido em dois períodos. O primeiro vai da meia-noite até o meio-dia (AM). Enquanto o segundo vai do meio-dia à meia-noite (PM).

Sendo assim, como se precisa representar as horas, mas se utiliza dígitos de 0 a 12, se utiliza as expressões AM e PM. Mas, o que elas significam:

  • AM: ante meridiem, ou seja, antes do meio-dia
  • PM: post meridiem, ou seja, após o meio-dia

Com isso, fica fácil identificar que horas são, principalmente quando estamos fora do país.

1 comentário
  1. RAONI CARLOS DA SILVA Diz

    Não sei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.